Vale do Jauru Notícias - Aqui a notícia chega em 1º lugar!

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Cidades

Piracema de 2025

INÍCIO DO PERÍODO DE DEFESO DA PIRACEMA 2025.

Vale do Jauru
Por Vale do Jauru
Piracema de 2025
REPRODUÇÃO.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A partir desta quarta-feira (1º), está proibida a pesca esportiva nos rios de Mato Grosso com o início do período de defeso, a piracema, fase de reprodução dos peixes que se estende até 31 de janeiro de 2026. Durante esses meses, fica permitida apenas a pesca de subsistência realizada por ribeirinhos e comunidades tradicionais.

A medida engloba os rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins. O período de defeso foi definido durante reunião do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) que ocorreu em abril deste ano.

Durante o período, serão realizadas ações de fiscalização por meio de barreiras móveis e fixas, patrulhamento terrestre e fluvial. A ação é realizada em conjunto com o Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) sob coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Leia Também:

Para pesca de subsistência, praticada por ribeirinhos e povos tradicionais, a cota diária por pescador autorizada é de 3 quilos ou um exemplar de qualquer peso, desde que respeitados os tamanhos mínimos de captura para cada espécie.

A Sema-MT informa que os pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais devem, obrigatoriamente, declarar o estoque de peixes de rio, iscas vivas e peixes ornamentais até o dia 3 de outubro.

O que é o período de defeso

O período de defeso, ou a piracema, como é popularmente conhecido, é o intervalo do ano em que a pesca de determinadas espécies é proibida ou restrita, geralmente coincidindo com a época de reprodução dos peixes.

Ele serve para:

  • Proteger os peixes durante a piracema, quando sobem os rios para se reproduzir.
  • Garantir a renovação dos estoques pesqueiros, evitando a sobrepesca.
  • Preservar a biodiversidade aquática, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.
  • Assegurar a sustentabilidade da pesca, permitindo que ribeirinhos e pescadores continuem dependendo dessa atividade no futuro.

Ou seja, o defeso é uma medida de conservação ambiental e também de segurança alimentar, já que protege a principal fase do ciclo de vida dos peixes.

FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO.

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!